1.Aplicação e compliance das regras de preços de transferências brasileiras
1.Aplicação das regras:
Com décadas de experiencia atendendo os clientes brasileiros na aplicação das regras de preços de transferência, notamos que a execução e controle não deixaram de causar dúvida, subjetividade e insegurança para os contribuintes. Principalmente para aqueles que não utilizam diariamente métricas relacionadas a estes estudos na gestão dos preços entre empresas vinculadas.
Pensando nessa necessidade, os cálculos realizados pela BDO se baseiam em experiências, pesquisas e discussões sólidas sobre as mais recentes regulamentações no assunto. Contamos com uma ferramenta desenvolvida internamente e customizada para atender os diversos setores econômicos. Automação do resultado em formato necessário para a obrigação assessória ECF (Escrituração Contábil-Fiscal), viabilizando economia de tempo e assertividade. Capaz de realizar mais de 300 cruzamentos, que suportam as validações de nossos consultores e direcionam para desenvolvimento de controles adequados para nossos parceiros.
2.Revisão dos controles:
Além da aplicação e entrega de obrigações acessórias, nossa equipe especializada nas metodologias dispostas nas regras de preços de transferência, atua diariamente analisando operações de importação e exportação de bens, serviços, comodities, direitos e juros. Com visão crítica e gerencial sobre os preços entre relacionadas e terceiros.
Nesse sentido, podemos ajudar sua empresa revisando os controles e realizando diagnósticos que podem auxiliar em decisões gerenciais tempestivas e assertivas.
3.Treinamento:
Nós da BDO, podemos ajudar você e sua equipe a entender os princípios fundamentais dispostos nas metodologias de preços de transferência através de treinamento personalizado com as operações da sua própria companhia.
De acordo com a necessidade individual, seja presencial ou online, apresentamos a evolução histórica do tema, regras e métodos vigentes, disposições nas obrigações acessórias, estudos de caso e opinamos sobre melhores cenários para suas operações. Nosso treinamento foi desenvolvido para disseminar o assunto para os contribuintes e demonstrar a importância da inclusão dos conceitos no planejamento tributário particular e/ou coletivo nas operações internacionais.
4.Análise de Safe Harbour:
Às regras de preços de transferência dispões de salvaguardas na qual, caso o contribuinte esteja dentro das exigências previstas, ficará desobrigado de comprovar preços de mercado sobre as exportações para pessoas vinculadas. Essas salvaguardas são conhecidas como: Salvaguarda da Lucratividade e Salvaguarda da Representatividade.
E aí, será que sua companhia está realmente obrigada a aplicar às regras de preços de transferências nas operações de exportações com pessoas vinculadas? Ou será que atende as regras de dispensa de comprovação?
5.Monitoramento periódico dos preços evitando ajustes tributários:
Para estar em consonância com as regras de preços de transferência no Brasil, o contribuinte deve estar atento a diversos fatores que influenciam no resultado do estudo. Além dos preços negociados, é necessária atenção ao método que será escolhido, possíveis impactos cambiais e consumo dos produtos, serviços e direitos. Não é raro que os contribuintes tenham necessidade de realizar ajustes a títulos de preços de transferência, seja por um novo mercado a ser explorado ou aquela operação necessária para fidelizar o cliente.
Dentro do planejamento de preços de transferência, podemos auxiliar a sua empresa a minimizar potenciais ajustes tributários realizando de forma periódica o monitoramento das médias praticadas no decorrer do exercício. Solucionamos possíveis ajuste de forma tempestiva dentro dos parâmetros previstos nas regras de preços de transferência brasileiras e definindo margens a serem negociadas.
6.Intermediação em processos de fiscalização:
Nos recentes períodos fomos chamados por clientes de diferentes setores à auxiliar na intermediação a comunicação em atendimento a fiscalizações especificas de preços de transferência. Preparando e revisando memórias de cálculo, dossiês e laudos. Ainda assim, entre processos, nos deparamos com fiscais de diferentes metodologias de trabalho e nesse sentido, podemos oferecer experiência e visão técnica durante este processo.
7.Preparação da Declaração País-a-País (Country-by-Country Report - CbCR)
Respeitando o projeto Base Erosion and Profit Shifting (BEPS), as empresas controladoras finais situadas no Brasil ou a empresa Brasileira definida como responsável pela informação será obrigada a apresentar a Declaração País-a-País (Contry-by-Country Report – CbCR) junto a ECF. Nosso time está capacitado para consolidar e auxiliar na apresentação dessa declaração.
8.Preços de transferência Internacional - OCDE
Estamos sempre atentos as mudanças que as influências externas podem trazer para a regra brasileira, acompanhando cada avança nas discussões sobre a adesão do Brasil a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Temos escritórios parceiros espalhados por mais de 160 países, onde nossas experiências proporcionam excelente auxílio a clientes nacionais e estrangeiros na gestão tributária eficiente e interligada entre os métodos brasileiros e internacionais.